domingo, 30 de dezembro de 2012

Cadáver esquisito (À moda do Grupo Surrealista) - Parte II

O que é o amor platónico?
É a magia que paira no ar.
O que é um fogo?
É um longo beijo.
O que é a sexualidade?
É um cinto de ligas.
O que é o amor?
É um cão a ladrar.
O que é a deprimência?
É um passeio pelo Tejo.
O que é a felicidade?
É uma coisa mútua.
O que é a alma?
É uma sátira.
O que é a paixão?
É um fogo que arde sem se ver.
O que é a solidão?
É um par de Jeffreys.

sábado, 29 de dezembro de 2012

O querer da necessidade

   Quero alguém que me diga "AMO-TE" e seja verdade. Quero alguém que me ame. Quero que alguém me abrace e beije sem eu pedir. Quero alguém que me mande uma mensagem, a dar-me os bons dias e uma mensagem a desejar-me boas noites. Quero alguém que não esteja sempre a meter defeitos em mim. Quero alguém que nunca se zangue comigo. Quero alguém que me compreenda. Quero alguém que me deixe ter o quarto desarrumado. Quero alguém que não me ache uma desilusão. Quero alguém que me deixe ler os dias inteiros. Quero alguém que me deixe escrever sobre o que eu quiser. Quero alguém que quando eu disse que não sei quem sou, me diga quem realmente sou e o que acha de mim. Quero alguém que me ame. Quero alguém que me acarinhe. Quero alguém que acabe com a minha solidão. Quero alguém que acabe com a dor que eu sinto no coração.
   Mais do que querer, eu preciso.

terça-feira, 25 de dezembro de 2012

Prendas de Natal

   Espero que estejam a ter um Natal bom, cheio de prendinhas.
   Eu, pela parte da minha mãe, recebi um CD dos One Direction (a minha prenda preferida, sem dúvida alguma) e um jogo para a Wii de Zumba (eu pedi o JustDance4, mas pronto...)
   O meu pai deu-me um relógio, que não gostei por ter pulseiras para trocar. Acho que ele ficou um pouco triste, mas é a vida!
   Os meus tios Teresa e Paulo e o meu primo Pedro deram-me um Cluedo, o meu jogo de sonho (ainda tenho de o experimentar).
   A minha melhor amiga Inês e a respectiva família deram-me um porta-chaves muito bonito com uma menina japonesa (acho que é japonesa) muito fofa.
   Os meus vizinhos Dias, cujo o rapaz é o melhor amigo do meu irmão, deram-me um bloco de notas e uma caneta muito foleira.
   Espero que tenham tido umas prendinhas muito boas. É bom que digam o que receberam. Ou não.

sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

O caso dos tamanhos

   Acho que todos conhecem aquele mito de os pés de um homem indicarem o tamanho do seu... pénis.
   Tenho que admitir que sempre acreditei ferozmente neste mito, e acho que a maioria da população também acredita.
   Recentemente, dei-me ao luxo de comprar um livro de curiosidades cientificas (só o comprei para ter um livro autografado, mas o que conta é a intenção). Chama-se Por que choramos quando cortamos uma cebola? e foi escrito pelas jornalistas Teresa Firmino e Filomena Naves.
   Neste livro, está escrito que isto é mentira e que o tamanho do pénis e o tamanho dos pés podem variar e que uma coisa não indica a outra.
   Acho que preferia não o ter comprado... Preferia ter a ideia antiga...
   Sr. Pretendente, esteja mais descansado, que vai ter mais sorte (mais ou menos). Os outros homens, que espalhem a notícia, para se 'safarem'.

Apocalipse

   Muito bem. Hoje é dia 21 de Dezembro de 2012 e felizmente o mundo não acabou.
   Acabei de ver as notas da escola e devo dizer que considero esse o meu Apocalipse, visto que eu as vi há uns minutos atrás. Achei que seria interessante (ou nem por isso) partilhar convosco a minha poderosa inteligência (ou a minha poderosa burrice).
   Tive 4 a todas as línguas (que bom). Todas as línguas significa Português, Inglês e Francês. Menos mal. Tive 4 a História (mesmo tendo estudado intensamente a Revolução Russa) e a Geografia (mesmo no último teste não ter estudado nada). Tive 4 a Matemática pela milésima vez consecutiva (Cadê o 5?). Tive 3 a Ciências Naturais (por causa de um teste miserável e um trabalho de grupo, em que eu fiz tudo) e 3 a Ciências Fisico-Químicas (graças à minha primeira negativa da minha vida). Quando vi o meu 4 a Educação Visual, só me apeteceu esmurrar o professor. Quer dizer, fui obrigada a ir para EV, e, depois de me ter esforçado tanto e de ter tanto jeito para as perspectivas, o homem só me dá esta nota desgraçada. Tive 3 a Educação Física, graças aos meus fantásticos dotes para o basquetebol e para o andebol. Tive 4 a Oferta Complementar (nem quero comentar esta disciplina de * convosco) e a TIC (graças ao meu 70% no teste de avaliação, que não estudei). Por fim, para concluir, devo dizer que adoro a minha professora de EMRC, pois foi a única a dar-me o 5. Estou muito agradecida e que Deus esteja consigo.
   Se alguém me quiser dar o contacto para me dar umas explicações de Ciências Naturais ou Ciências Fisico-Químicas, estejam à vontade.

quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Desejos de Natal

   Eu bem sei que estamos em crise e tudo o mais, mas eu não deixo de ser humana (tenho dúvidas). Por isso tenho os meus desejos (não estava a pensar nesses). Aqui vão algumas das coisas que eu gostaria de receber no Natal (se bem que a única coisa que eu tenho debaixo da árvore é a prenda da minha avó... Arrepios). E se me quiserem dar algo, estão à vontade...
    Para não se sentirem ofendidos, sim, eu não me importava de receber um Pai Natal muito jeitoso em minha casa. Ou dois. Ou até três...
   Claro que não me importava de receber mais umas sapatilhas... Estejam à vontade com a marca, não sou esquisita.
   Um cap da Obey, um casaco da Adidas, uma sweat da Nike,... Aqueles desejos de uma pessoa de longa data.
   Um daqueles DVD's dos lives dos One Direction, acharia muito lindo. Nada de gozarem.
   Ir a um concerto dos meus Radiohead, nem que tenha de ir para o outro lado do mundo... Mas também, quem não?
   Bem, não me quero alongar muito, que a lista é longa (longuíssima). Bem, digam o que gostariam de receber para o Natal, mesmo que não tenham dinheiro para nada.
   Bom Natal, se não me vier actualizar até lá...

terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Twilightmania (parte IV)

   Juro que depois disto nunca mais falo do Twilght em massa...
   O filme até chegou rápido cá a Beja, e, mais importante que tudo, fui vê-lo antes do fim do mundo (que é já na próxima sexta). Fui vê-lo ontem, por isso, isto ainda está fresquinho (mais ou menos).
   No princípio, tenho de confessar, quase que ia dormindo, pois o realizador foi muito inteligente e decidiu o nome de todos os actores, etc, etc, no princípio do filme. Então, foi um início muito divertido.
   Tenho admitir que até gostei do filme. A Nessie é mesmo muito linda, tanto em bebé como em criança. Amei também quando a Bella lutou contra o Jake e quando fez braço-de-ferro com o Emmett. Bela mulher. Finalmente vi o Jamie Campbell Bower (o actor que faz de "Caius") com o seu cabelo ao natural nesta saga. Sim, por que se repararem, por exemplo, na Lua Nova, ele tinha o cabelo branco (ou quase) e agora já tem o cabelo de uma cor decente (ou seja, a sua cor natural). Não precisam de agradecer a observação. A parte em esta tudo a decorrer bem (quer dizer, arranca-se a cabeça à maioria) e depois volta tudo para trás, foi altamente.
   Ouve um aspecto que eu não gostei particularmente: não foi muito fiel ao livro. Haviam partes em carência e outras em excesso. Eu sei que o filme é inspirado no livro, e que eu sou exigente, mas...
   Bem, para acabar, gostaria de sublinhar mais dois aspectos: os fantásticos efeitos especiais e o sotaque maravilhoso dos Vladimir e Stefan, os vampiros romenos (adoro os Noel Fisher e Guri Weinberg).
   Dêem as vossas preciosas e brilhantes opiniões sobre isto e espero que tenham gostado.

domingo, 9 de dezembro de 2012

Possibilidades

   Eu sei que ainda nem o 1º Período acabou, mas já ando a ver as hipóteses que existem para o Secundário (parece que afinal já não vai ser pago... Sr. Passos Coelho, decida-se!).
   Vou ter que ter obrigatoriamente quatro disciplinas: Português, durante os três anos (mesmo bom), Filosofia, durante dois (amo este facto, se bem que poderiam ser os três anos), Língua Estrangeira I, II ou III durante dois anos, ou seja, continuação de inglês, iniciação de espanhol, continuação de espanhol, iniciação de francês ou continuação de francês (vou escolher continuação de inglês) e Educação Física durante os três anos.
   Mas, vou ter de escolher uma área. Quero escolher Humanidades e Letras, para além de existirem mais três, Artes, Economia e Ciências e Tecnologias.
   As Artes foram logo postas de parte, por causa dos meus péssimos dotes artísticos. Economia é horrível a meu ver, logo, também foi rapidamente posta de parte. As Ciências e Tecnologias, para além da disciplina obrigatória especifica ser Matemática, ainda pensei em ir, por causa de querer seguir Medicina Legal ou algo do género. Acabei por desistir, pois apercebi-me que seria um desperdício não utilizar a minha boa arte de escrever (e não em Artes isto não se enquadra).
   Por isso, acabei por escolher Humanidades e Letras ou Letras e Humanidades, é a mesma coisa. Para além de ser a área com que eu mais me identifico, tem as minhas três áreas/disciplinas preferidas: Português, História (como especifica) e Filosofia (sonho desde o 4º ano em ter esta disciplina).
   Depois de acabar o Secundário, quero tirar jornalismo, e, depois, ser jornalista e escritora.
   Resta saber se consigo convencer os meus pais a ir para Humanidades. Depois o resto é um "bónus".

sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Pai

Pai,
Por favor olha para mim.
Pai,
Olha para o meu fim.

Terei eu crescido segundo o previsto?
Terei eu feito tudo o que tu querias?
Tirei todas as notas que desejaste?
Estarei a fazer tudo como previas?

Pai,
Uma coisa apenas te quero dizer:
Orgulhoso te quero fazer.

Sempre foste o meu herói,
E sempre irás ser.
Mas mais perfeita do que isto não consigo ser...

A VIDA É A VIDA (life is life)

Tenho metade da minha turma
A meio metro de mim
Tudo a falar,
Tudo entre si.

Todos me vêm,
Mas ninguém me liga.
Sou ignorada por todos,
Onde está a minha melhor amiga?

Acabei de me mover,
Para não estar com ninguém.
Ninguém quer saber, não quero saber...

Ninguém quer saber,
Nem eu o quero.
Adeus, estou farta de sofrer!...

sábado, 1 de dezembro de 2012

Twilightmania (parte III)

   Eu sei que estou a ser chata com isto, mas não consigo evitar comentar e dar a minha opinião sobre algo que está a fazer tantos fãs.
   Tendo quatro dos cinco filmes vistos (sim só me falta o "Amanhecer: Parte 2") e tendo lido todos os livros, devo dizer que esta saga, a níveis da 7ª arte, foi uma desgraça.
   Os livros, para além de terem um enredo um pouco à conto de fadas, sempre têm um fiozinho que prende o leitor.
   Já os filmes... Continuo a achar que o "Crepúsculo" é o melhor filme de todos. A "Lua Nova" também não é má de todo, mas sempre achei que acontecia tudo muito apressadamente. Isto tanto no livro como no filme. A adaptação para o grande ecrã do "Eclipse" foi, na minha opinião, uma autêntica catástrofe (digo eu que devem ter havido pessoas que gostaram). Vi muito recentemente (há uns dias) o "Amanhecer: Parte 1". Tenho que admitir que rapidamente passou para o 2º lugar da lista dos melhores filmes da saga.
   Achei-o fiel ao livro e à história (se bem que não tanto como o "Crepúsculo") e muito bom a nível de organização e efeitos especiais (que não devem de ter sido poucos).
   Gostei particularmente, neste filme, do vestido de noiva da Bella. Para além de eu não me ver num daqueles.
   Mas, sem dúvida alguma, a parte mais bonita do filme foi quando o Jacob marcou a Renesmee, enquanto é um simples, indefeso e fofo bebé.
   Voltarei daqui a uns tempos, quando tiver visto o "Amanhecer: Parte 2" no cinema (UI!, antes que cá chegue...), escrevo a Parte IV do Twilightmania, só para dizer as minhas opiniões.

Lana del Rey (biografia)

   Todos a conhecem (espero eu). Lana del Rey é uma das grandes revelações dos últimos tempos. E também é, sem dúvida alguma, uma grande heroína minha.
   Elizabeth Woolridge Grant nasceu no dia vinte e um de Junho de 1986, em Lake Placid, perto da cidade que nunca dorme. Actualmente tem vinte e seis anos.
  É modelo, cantora e escritora, quando canta é influenciada por Allen Ginsberg, Elvis Presley, Britney Spears, Nina Simone, Nirvana (em especial o seu vocalista, Kurt Cobain), Leonard Cohen, Bob Dylan, The Beach Boys e Antony and the Johnsons e os seus géneros vocais consistem em indie pop, pop, chamber pop, dream pop, adulto contemporâneo, Slowcore e  hip hop alternativo. Toca piano e canta, sendo mezzo-soprano.
   Começou como Lizzy Grant, mas, sempre foi muito criticada pela imprensa. Desistiu.
   Foi para Londres e decidiu arranjar outro nome, um pseudónimo (não vou dizer nada a este respeito). Lana del Rey pareceu-lhe a combinação perfeita, tendo vindo da actriz Lana Turner e automóvel Ford del Rey. Encontrou este pseudónimo com a ideia de se juntar a músicos e formar uma banda, mas aconselharam-na a lançar-se a solo. Falou com várias editoras, mas recusavam-na sempre.
   Decidiu então, lançar em Outubro de 2011, um single, Video Games, com um vídeo composto por várias filmagens feitas pela própria artista. Foi um enorme sucesso.
   Lançou o seu primeiro álbum, intitulado de Born to die, lançado a trinta de janeiro de 2012 no Reino Unido e no dia seguinte, no resto do mundo. Este álbum inclui os famosos singles, que se ouvem pela rádios de todo o mundo, como, por exemplo, Born to Die, Video Games e Blue Jeans.
   Participou em muitos festivais europeus neste ano, nomeadamente, o Sónar, em Barcelona, o Hove Festival, na Noruega e o Super Bock Super Rock, em Portugal.

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Ensino Secundário

   Pedro Passos Coelho, o nosso tão querido primeiro-ministro, afirmou recentemente, muito recentemente, que, o Ensino Secundário pode deixar de ser gratuito.
   Pensem bem: há pessoas que se vêm gregas para comprar o material escolar, há pessoas que têm imensas dificuldades em tirar o Secundário, há pessoas que só tiram o Secundário para conseguirem emprego.
   Com esta medida, vão haver pessoas que vão desistir do Secundário. Com esta medida, automaticamente, milhares de alunos só irão acabar o 9º ano. Com esta medida, vão haver pessoas que vão desistir dos seus sonhos. Com esta medida, vão haver mais pessoas desempregadas (já pensou nisso, senhor Passos Coelho?). Com esta medida, vão haver mais pessoas a passar fome (senhor ministro, já pensou bem nas suas reformas?).
   Se me perguntarem se eu sou contra ou a favor desta medida, obviamente que estou contra. Eu acho que actualmente, as pessoas mal conseguem comer, quanto mais pagar propinas escolares. Isto vai destruir muitos sonhos, muitas vidas.
   Só espero que para o ano, quando entrar no 10º ano de Humanidades (rezem para que sim!), os meus pais tenham dinheiro para eu poder seguir nos estudos...

NUNCA DIGAS NUNCA (never say never)

Nunca digas nunca,
Porque tudo pode acontecer.
Nunca digas nunca,
Porque a tua vida se pode refazer.

Nunca digas nunca,
Porque o que pensavas que podia não acontecer,
Pode vir a estar a mudar,
E a tua vida uma reviravolta dar.

Nunca digas nunca,
Porque o amor pode acontecer,
E tu não saberás o que fazer.

Nunca digas nunca,
Pois nada é o que parece,
E tudo acontece.

sábado, 24 de novembro de 2012

Jeremy

Jeremy Wade Delle
Com os teus olhos de encantar
De pele branca que faz chorar
E cabelos macios ao tocar.

Rapaz perfeito,
Com a vida pela frente...
Gozaram contigo até dizer basta!
Tu até tentaste ignorar essa gente!...

Tanta dor no teu coração,
Tanta coisa por dizer,
Tanta coisa por fazer...

Que dor tão intensa!
Tiveste de te suicidar,
Para com tanta dor acabar!

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Tu

Tu tens os lábios vermelhos,
Vermelhos como o sangue.
Carnudos como tudo,
Amo-os sobretudo.

Tens os olhos azuis,
Azuis como o mar.
Olho-os são lindos,
Fico quase a desmaiar.

Cabelo teu é loiro,
Loiro como o trigo,
Mas nem por isso és meu amigo.

Tens o corpo perfeito,
És alto, espadaúdo...
Se me amasses, deitavas-te ao meu leito?

terça-feira, 6 de novembro de 2012

Contos e príncipes

   É algo certo e sabido - todos nós crescemos a ouvir aquele contos/histórias como "A Branca de Neve e os Sete Anõezinhos" ou "A Bela e o Monstro"
   Sempre gostei dos contos deste género, mas também quem não gostava? (Rapazes, calma, não fiquem 
chateados porque estas coisas nunca foram bem o vosso forte, eu sei). A grande maioria deles tem uma mensagem que, por vezes, não é muito explícita.
   Ora pois: a Branca de Neve tinha os cabelos negros como o carvão, a pele branca como a neve e os lábios vermelhos como o sangue (ou como as rosas, depende da versão). Por sua vez, a Rapunzel tinha longos cabelos loiros, numa bela trança (se esta história fosse no século XXI seria um trança espinha). São estes os exemplos que me ocorreram, mas servem perfeitamente. São bonitas, de corpinhos perfeitinhos e feitos a jeito, com um cabelo espectacular, de como quem vai ao cabeleireiro todos os dias e casam-se com príncipes lindos, muitas vezes loiros de olhos azuis e com uns ares encantados.
   Expliquem-me lá uma coisa: as raparigas, principalmente as raparigas, crescem com isso na cabeça. Cabelos bonitos, corpos extremamente perfeitos e príncipes encantados. Ora nem todas podem ter essa sorte - infelizmente. A sério, não sei porque é que criaram isto assim, eu sei que não foi de propósito mas, sinceramente entra mais nas cabeças da miúdas factos como ter o cabelo pelos joelhos e arranjar um príncipe encantado ou um loiro de olhos azuis, do que coisas como  interior é que conta e "a união faz a força".

Era do ouro desportiva: Tiago Pires (Surf)

   Ricardo Pires, nasceu na nossa bela capital, Lisboa, a 13 de Março de 1980.
   Saca, como é mais conhecido, começou na brincadeira, a surfar com o seu irmão Ricardo e um seu amigo chamado Mica. Iam aos fins-de-semanas, à Ericeira "apanhar umas ondas". Esses fins-de-semanas tornaram-se semanas, meses, anos.
   Estreia-se aos treze anos nas competições, e o seu primeiro Circuito Nacional foi em 1996. Nesse ano também conhece José Seabra, que desde essa data é seu treinador.
   Desde aí, nunca mais parou. Competição atrás de competição, vitória atrás de vitória, título atrás de título.
   É considerado o melhor surfista português de todos os tempos, e na actualidade mundial, também é um dos melhores.

domingo, 4 de novembro de 2012

Era do ouro desportiva: Yohan Blake (Atletismo)

   Yohan Blake, nascido em Saint James, Jamaica, a 26 de Dezembro de 1989, é um dos maiores velocistas de todos, o segundo, seguindo o seu companheiro Lightning Bolt.
   The Beast (A Besta), como é conhecido, tem um metro e oitenta centímetros e pesa setenta e oito quilogramas.
   Ganhou um ouro, uma prata e um bronze em Campeonatos Mundiais Júniores, dois ouros em Campeonatos Mundiais (sem serem Júniores) e um ouro e duas pratas em Jogos Olímpicos. O ouro olímpico foi ganho na prova 4x100 metros, onde correu com Usain Bolt, o seu grande adversário.

Era do ouro desportiva: Usain Bolt (Atletismo)

   Usain St. Leo Bolt é um atleta jamaicano, natural de Trelawny e nascido 21 de Agosto de 1986. É considerado por muitos o maior velocista de todos os tempos.
   Já ganhou treze medalhas, seis das quais olímpicas e onze da quais de ouro (as olímpicas entram aqui!). É batedor dos recordes mundiais de 100 e 200 metros e é bicampeão olímpico e mundial e ganhou consecutivamente das modalidades 100 metros, 200 metros e 4x100 metros por duas vezes, tornando-se no primeiro atleta da História a conseguir por duas vezes consecutivas todas as modalidades possíveis de velocidade.
   Pesa oitenta e cinco quilos e mede metro e noventa e seis. O recordes mundiais de 100, 200 e 4x100 metros, são todos dele e são respectivamente, 9,58s; 19,19s e 37,04s.

sábado, 3 de novembro de 2012

Era do ouro desportiva: Michael Phelps (Natação)

   Michael Fred Phelps II é um antigo (já percebem porquê) nadador. Nasceu em Baltimore, Estados Unidos da América a 30 de Junho de 1985. Tem oitenta e quatro quilos e mede um metro e noventa e três. Começou a exercer a sua actividade em 2000 e declarou, após os Jogos Olímpicos de 2012, realizados em Londres, que se iria retirar.
   É considerado um dos maiores atletas de todos os tempos, tendo batido trinta e sete recordes e tendo conquistado vinte e duas medalhas olímpicas, dezoito das quais são de ouro.
   Nos Jogos Olímpicos desde ano, em Londres, ele conquistou a sua décima nona medalha olímpica e em 2008, nos Jogos Olímpicos de Pequim, ganhou oito medalhas de ouro, fazendo o recorde, anteriormente batido pela ginasta  Larissa Latynina, com sete medalhas olímpicas.
   Nestes Jogos Olímpicos, ele ganhou a prova de 200 metros estilos e tornou-se o primeiro nadador a ganhar três vezes seguidas a mesma especialidade individual.

Era do ouro desportiva: Maria Sharapova (Ténis)

   Maria Yuryevna Sharapova é uma tenista russa, nascida em Nyagan, a 18 de Abril de 1987. Mudou-se aos três anos mudou-se para os Estados Unidos da América, onde um anos depois começou a jogar ténis. É destra, tem cinquenta e nove quilos e um metro e oitenta e oito.
   Em 2003, foi convidada a fazer trabalhos como modelo, mas rapidamente desistiu, pois estava focada na carreira de tenista.
   Individualmente tem 558 vitórias sob 448 derrotas, tendo uma percentagem de vitórias de 80,29%. conquistou também nesta categoria vinte e sete títulos. Já em duplas, tem 40 vitórias sob 23 derrotas, tendo uma percentagem favorável de 57,5%.
   Ganhou uma medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Londres, neste ano, na categoria Simples.

Era do ouro desportiva: Roger Federer (Ténis)

   Roger Federer, um homem suíço, nascido em Basileia a 8 de Agosto de 1981 é um dos melhores tenistas actuais (e não actuais). É destro, é treinado pelo norte-americano Paul Annacone, tornou-se profissional em 1998, tem um metro e oitenta e cinco centímetros e pesa oitenta e cinco quilos.
   Swiss Maestro, Federer Express e Fed-Ex são as suas alcunhas mais famosas.
   Individualmente, já conquistou setenta e seis títulos, e a sua percentagem de vitórias sob derrotas é de 81,69% (em 875 vitórias e 196 derrotas). Este homem foi também jogador em duplas, tendo obtido oito títulos. A sua percentagem de vitórias é de 60,4% (muito pior do que a nível individual) em 119 vitórias por 78 derrotas.
   Já ganhou duas medalhas olímpicas. A de ouro, foi em 2008, em Pequim, numa dupla. A outra, de prata, foi nos Jogos Olímpicos de Londres, este ano, individualmente.
   Federer é casado com a ex-tenista Miroslava Vavrinec, mais conhecida por Mirka.

domingo, 28 de outubro de 2012

Era do ouro desportiva: Rafael Nadal (Ténis)

   Rafael Nadal Parera, mas conhecido como Rafa, Rafa Nadal, Nadal, Touro ou até mesmo por Rafael Nadal, é um tenista espanhol, nascido em Manacor, Ilhas Baleares, a 3 de Junho de 1986. Já foi o número 1 no Raking Mundial Masculino, actualmente é o quarto classificadoe até é considerado um dos melhores jogadores de todos os tempos pela ATP (Associação de Ténis Profissional).
   É destro, mas joga como canhoto. Seus pais chamam-se Sebastián Nadal e Ana Maria Parera e seu tio é Miguel Ángel Nadal, antigo zagueiro da Selecção de Futebol espanhola, na década de 90. Tem cinquenta titulos, está noivo de Maria Francisca Perello e, em 2010, participou num video da cantora Shakira, intitulado Gypsy (Cigano, em português).
   Tem oito títulos, entre os quais uma medalha do ouro olímpica, dos Jogos Olímpicos de Pequim. Tem noventa e oito vitórias e cinquenta e nove derrotas. Tem uma percentagem de vitórias de 62,18%.
   Os grandes adversários de Nadal são Roger Federer (Suiça), Novak Djokovic (Mónaco) e Andy Murray (Inglaterra).

domingo, 14 de outubro de 2012

Era do ouro desportiva: Neymar Santos Jr. (Futebol)

   Neymar da Silva Santos Júnior, conhecido com Neymar ou Neymar Júnior, nasceu em Mogi das Cruzes a 5 de Fevereiro de 1992.
   Desde sempre que joga no Santos Futebol Clube, da cidade com o mesmo nome: Santos. Desde 2009, ano em que se tornou sénior, já marcou cento e dezassete golos em cento e noventa e sete jogos!
   Neymaradona, Menino da Vila, Magrelo ou NJR joga na Selecção brasileira. Esteve presente no Sub-17, onde participou em três partidas e fez um remate certeiro. Já nos Sub-20, fez um óptimo resultado: nove tiros em apenas sete encontros. Em sénior tem estado na Selecção, tanto na Olímpica como na não-Olímpica. Na Olímpica (aonde participou, por exemplo nos jogos dos Jogos Olímpicos de Londres, deste ano), marcou quatro golos em sete jogos. Na Selecção normal (ou não-Olímpica, não sei como lhe chame), já fez catorze tentos e vinte e quatro encontros.
   Eu sei que não é muito, mas espero que tenham ficado a saber mais sobre este craque. Qualquer dia, vamos a Espanha vê-lo jogar... Resta saber quando e onde (Barça ou Real?).

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Era do ouro desportiva: Cristiano Ronaldo (Futebol)

   A 5 de Fevereiro de 1985, no Funchal nasceu um menino chamado Cristiano Ronaldo dos Santos Aveiro. Os seus pais deram-lhe em pequeno, uma inocente bola. O rapaz nunca mais a largou.
   Os pais cederam e inscreveram-no no futebol. Dos oito aos dez anos esteve no Clube de Futebol Andorinha de Santo António. Foi para o Clube Desportivo Nacional, aonde permaneceu mais dois anos. Portugal Continental ficou cativada e os "leões". Em 2001 tornou-se sénior. Permaneceu lá duas épocas antes de seguir para Inglaterra. Marcou cinco golos em trinta e um golos.
   Em Inglaterra, jogou pelo grande Manchester United de Sir Alex Ferguson durante seis épocas, com cento e dezoito golos em duzentos e noventa e duas partidas. Foi imagem de marca enquanto lá durou, deixando muitos pelo banco. Aí ganhou muitos dos seus prémios a nível pessoal, mas também ganhou alguns a nível de equipa. O mais importante a nível pessoal foi O melhor jogador do mundo pela FIFA em 2012.
   O conhecido CR, CR7, CR9 Ronny e Cris são as suas alcunhas mais conhecidas. O grande madeirense aceita o convite da sua vida: ir jogar para o Real Madrid. Entrou na segunda época com o Special One no comando da equipa, lugar que ainda ocupa. Pilar fundamental da equipa e titular imprescindível da equipa merengue, já fez em cento e quarenta e quatro jogos, cento e quarenta e seis bolas certeiras.
   A nível de Selecção, actualmente é o capitão português. É um dos jogadores mais novos de sempre a integrar a Selecção principal e é uma das figuras principais (ou não) da equipa das quinas.
   E assim acaba a nossa grande estrela. O que vale é que as pessoas quando pensam em Portugal pensam nele e não na crise... Bem, espero que tenham gostado!

domingo, 9 de setembro de 2012

Era do ouro desportiva: Lionel Messi (futebol)

   Lionel Andrés Messi nasceu sobre o signo caranguejo, no dia 24 de Junho de 1987, em Rosário, na Argentina. Jorge Messi e Celia Cuccittini, seus pais, desde cedo aperceberam-se do seu talento. Vários treinadores argentinos o admiravam já em pequeno, tendo um deles, Carles Rexach, dito: "Eu contratei-o em trinta segundos! Ele chamou muita da  minha atenção. Nos meus quarenta anos de futebol, jamais havia visto coisa semelhante. De cinco situações de golo, fez quatro. E tem uma habilidade excepcional. Lembrou-me o melhor de Maradona. Assinei o seu contrato, simbolicamente, num guardanapo. Queria contratá-lo o quanto antes. Não podia deixá-lo escapar." A parti daí, nunca mais parou.
   Foi para Espanha. E foi progredindo. Futbol Club Barcelona, mais conhecido por Barça. Foi o clube que o "caçou". Começou no Barcelona C, e por lá ficou uma época. Oito jogos, cinco golos. No Verão de 2004, foi para o Barcelona B, onde ficou durante mais uma época. Vinte e dois jogos, seis golos.
   Conseguiu alcançar a equipa principal no Verão de 2005. Tinha dezoito anos na altura. Por lá ficou, por lá jogou. E ainda não tinha começado a brilhar.
   Em 2008, anuncia-se que Josep Guardiola i Sala, iria ser o treinador do clube catalão. Pep Guardiola, como ficou conhecido, viria mudar tudo. Tudo mesmo.
   Viu Messi a jogar. Gostou. Usou. Fez uma super-equipa, que ficará para sempre na história. E usou um jogador que também ficou na história. Nem é preciso dizer quem foi...
   Um jogador deste não podia passar despercebido à Selecção da Argentina. E não passou. Para além dos seus maravilhosos feitos no clube catalão não se reflictam tão bem quando veste a camisola da sua nação. Dezoito jogos e catorze golos nos Sub-20, cinco jogos e dois golos na Selecção Olímpica, e, desde 2005, meteu nas balizas vinte e sete golos em setenta e um jogos.
   O homem que foi treinado por El Pibe, durante o Mundial de 2010, joga ao lado de craques como Iniesta ou Xavi no Barça e DiMaria e Higuaí na Selecção, fez com que o mundo deixasse de olhar para Cristiano Ronaldo e David Beckham teve o seu mérito. Ganhou prémios como a Bola de Ouro pela revista francesa France Football e O Melhor Jogador do Mundo pela FIFA frente a Ronaldo, Káká, Xavi e Iniesta.
   Isto fora mais uns títulos pessoais e títulos que ganhou com o clube (enquanto treinado por Guardiola, ganhou grande parte deles).
   Ficamos por aqui, com este jogador doutro mundo. Espero que tenham gostado e que tenham fixado algo sobre esta magnifica figura futebolística e desportiva. Eu, pessoalmente, fico à espera que ele continue tal e qual como está: magnânimo!!!

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Era do ouro desportiva

   Talvez já tenham reparado, talvez até não. Estamos no auge do desporto. Ténis, futebol, natação, atletismo e muitos mais estão na lista de desportos que têm tido recordes batidos nos últimos tempos.
   Não parece, mas, eu gosto muito de desportos. Por isso é que neste mês e talvez até no próximo, ou fazer um série de biografias e reflexões acerca dos mais variados atletas do mais variados desportos. Espero que gostem e aproveitem pois eu não vivo para sempre.

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

CADÁVER ESQUISITO (à moda do Grupo Surrealista)

O que é uma pessoa solidária?
É uma rapariga curvada.
O que é um mar vazio?
É uma rapariga perdida no mundo.
O que é uma luz colorida?
É uma grande amiga.
O que é um corpo perfeito?
É um amor condicional.
O que é um diabo endiabrado?
É uma grande vitória da Selecção.
O que é uma lágrima perdida?
É uma sardinhada das boas.
O que é uma sereia encantada?
É um universitário na biblioteca.
O que é um sonho incrível?
É um menino a ser espancado.
O que é um amor verdadeiro?
É um copo de cerveja que acalma a alma.
O que é uma mulher solitária?
É uma mulher a dar à luz.
O que é um homem sozinho?
É um gaiato que nasceu hoje.
O que é uma grávida abandonada?
É uma casa cheia de jovens amigos.
O que é um anjo negro?
É uma senhora que chora pela morte do seu marido.
O que é uma paixão radiosa?
É um amor que se propaga por aí.
O que é um amor maravilhoso?
É um Deus que se apodera de mim.
O que é um prado verdejante?
É um livro excepcional.
O que é um amigo colorido?
É uma professora a dar aulas.
O que é uma amizade espectacular?
É um arcanjo que anuncia a vinda do Messias.
O que é um pássaro cantante?
É um rapaz a morrer.

O dia da Paixão

Não há luar como o de Janeiro,
Nem amor como o primeiro.
Um dia pelo qual não me esquecerei
Foi o qual pelo que me apaixonei.

Apaixonar-me por alguém
Foi algo excepcional.
Apaixonar-me por ti
Foi fenomenal.

Contigo falar.
Para ti olhar.
Poder-te apreciar.

A teu lado poder estar
Para te amar...
...E beijar...

terça-feira, 21 de agosto de 2012

Na minha árvore

Na minha árvore,
Pássaros vêem pousar.
Dias inteiros,
Passam eles a cantarolar.

À sombra da minha árvore,
Gosto de me deitar.
Passo lá aqueles bons momentos,
Aqueles momentos de encantar.

Se um dia vier à minha árvore,
E ela estiver a morrer,
Vou de certeza absoluta sofrer.

Porque foi nessa árvore,
Que vi a amizade se transformar.
E num belo amor resultar...

Filmes de Super-heróis

   Isto vai ser algo como: "O Cavaleiro das Trevas Renasce" vs "O Fantástico Homem-Aranha". Se não estiverem interessados, não leiam, se estiverem, e quer tenham a mesma opinião ou não, agradeço por terem lido.
   Os dois grandes rivais de banda desenhada, DC Comics e Marvel, decidem lançar cada um seu filme e sua história praticamente ao mesmo tempo.
   Pelo lado da DC Comics, "O Cavaleiro das Trevas Renasce" e do lado da Marvel, "O Fantástico Homem-Aranha".
   Pessoalmente, como super-herói, prefiro o Batman, mas os filmes do Homem-Aranha, têm uma beleza e versatilidade que supera o "adversário" deste caso.
   Mudaram os elencos dos filmes radicalmente (é o que acho). O elenco, por parte da DC Comics foi melhor escolhido do que por parte da Marvel. Ou então estava demasiado habituada a ver o Tobey McGuire a interpetar Parker. Desta vez, quem lançava as teias de aranha, era Andrew Garfield, alguém que eu acho que nem perto dava para fazer de Peter Parker. Neste filme o seu amor não era MJ, mas sim Gwen (que dizem ser o amor de Peter, antes de MJ-nunca ouvi falar desta), não interpretado por aquela actriz ruiva muito bonita de quem nunca soube o nome, mas sim por Emma Stone. Batman: não me perguntem que interpretava as personagens, que não sei. Cheguei ao cinema e fiquei surpresa por saber quem era a Catwoman, mas enfim... O super sensual Christian Bale, que hei-de sempre chamar Jesus Cristo por um filme que interpretou, foi desta vez Bruce Wayne e não o Messias. Como o meu pai disse, as pessoas habituam-se a ver a Anne Hathaway a ser a Ella Encantada e a ser a princesa-não-sei-de-onde e depois vêm-na a ser a Catwoman e até ficam malucas.
   Quanto ao enredo da história/filme, preferi o DC Comics ao Marvel. Gostei mais do Cavaleiro das Trevas por ter mais acção, mas ao mesmo tempo ter outros componentes bem incorporados no desenrolar da sequência. O Homem-Aranha, nem seguiu a origem de Peter Parker. Ele não praticou luta livre. E por isso, o homicídio do tio Ben ficou todo baralhado.
   Para quem costuma preferir os filmes da Marvel ao filmes da DC Comics (sem ofensa), pela primeira vez, vi o papel inverter-se (sem ofensa, mais uma vez).
   Acho que é tudo. DC Comics vs. Marvel. Batman/Cavaleiro das Trevas vs. Homem-Aranha. Christian Bale vs. Andrew Garfield. Anne Hathaway vs. Emma Stone.
   Dêem as vossas opiniões, se quiserem, se não quiserem, também não são obrigados. Escrevi sobre isto porque há uns tempos que queria falar de algo cinematográfico e agora surgiu-me a oportunidade. Espero que tenham gostado!

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Violência

   Muito bem. Este é um assunto muito delicado a tratar.
   As crianças e os adolescentes vão à escola. Aprendem matemática, física, biologia, entre outras coisas. Receio que isso não seja o mais importante. Os professores devem ensinar os princípios de uma vida em que todos se relacionem bem.
   Só são capazes de dizer: não podemos ser racistas, nem descriminar as outras pessoas. Dizem-no uma vez ou outra, os alunos ignoram-nos e a vida continua precisamente na mesma.
   Dizem que há cada vez mais violência nas escolas, bullying como é vulgarmente chamado. Dão umas formações a dizer o que é e quais podem ser os seus sinais e volta-se ao mesmo.
   Creio que em Portugal está-se cada vez mais a adoptar a estratégia dos Estados Unidos: os populares em cima de tudo e os cromos ou nerds, como lhes preferirem chamar, ficam no subsolo. Acho isso um pouco injusto, verdade seja dita, pois afinal somos todos humanos, sejamos mais gordos ou mais magros, mais altos ou mais baixos, mais ricos ou mais pobres, etc.
   Os populares gozam com os cromos, mas pode nem ser bem assim. Também não interessa. O que é certo, é que as pessoas que são escolhidas como alvos, não se sentem muito bem, podem ficar gravemente afectados para a sua vida inteira. Alguns sentem-se tão mal, que chegam ao suicídio.
   Alguns dos casos mais famosos são os de Curtis Taylor e de Jeremy Wade Delle. Vou abordar o de Jeremy, porque na minha opinião, foi o mais dramático.
   Jeremy Wade Delle, foi uma vitima de bullying, violência ou que lhe queiram chamar. Chegou a um ponto em que estava desesperado e quis chegar ao fim da vida. Mas não quis fazê-lo discretamente como a maioria faz. O seu sofrimento era maior que tudo.
   O seu suicídio deu-se numa aula. Com a sua professora de inglês lá dentro. E mais cerca de 30 colegas. Isto também deu a prova de como a violência pode ter consequências psíquicas, por vezes bastante graves, como esta, por exemplo.
   Provavelmente a maioria das pessoas que lerem isto vão ignorar este caso, mas a verdade é que não e o único. Temos de estar alertas para o que acontece à nossa volta.
   Por mim, estou pronta a acabar com isto. Se vocês também estiverem, estão a caminhar para uma melhor sociedade, com valores. Afinal não era isso que Cristo andava a dizer?

domingo, 5 de agosto de 2012

Insignificância

   Estava num canto. Sentada no chão. Sozinha. Sem nada para fazer.
   Um olhar rápido vira-se atracção. Vejo um rapaz alto, magro. Muito branquinho. De cara muito bonita. Caracóis cor-de-avelã. Olhos azuis como o céu.
   Obviamente não olhou para mim, nem reparou que lá estava. Mas eu olhava-o com grande admiração. Parecia mais um anjo do que um rapaz.
   Aparece, ofegante, uma rapariga. De corpo perfeitinho e cara bonita. Loira e com o cabelo aos canudos. Com os olhos cor-de-mel.
   A rapariga chama o rapaz e leva-o consigo.
   Voltei a estar sentada no chão, a um canto. Sozinha como sempre estive. Mas com algo para fazer: reflectir.
   Sobre o quê? Sobre que afinal sou mais insignificante e inútil do que realmente imaginava.

segunda-feira, 30 de julho de 2012

Um homem para a vida

  Diana Sanches. Uma rapariga aparentemente normal. Mas a realidade era bem diferente. Era uma emo. Cortava os pulsos. Era reservada, introvertida, não se dava com ninguém.
   Certo Verão, seus pais decidiram mandá-la para um Campo de Férias. Tinha 16 anos.
   O Campo de Férias era misto e tinha crianças e adolescentes de todas as idades. Ela isolava-se sempre de todos e também ninguém se preocupava muito com ela.
   Certo dia, estava a passar pela piscina, sem intenções de entrar. Nem estava vestida a rigor para uma piscina. A certa altura alguém a empurra para dentro de água. Na parte mais funda. Diana reage mal e começa a afundar-se. Todos começam a rir  bandeiras despregadas e os monitores começam a discutir sobre quem vai salvar a adolescente.
   Um rapaz moreno e de pele escura, despe a camisola e atira-se à piscina. Salva Diana no meio da confusão.
   - Obrigada - diz ela, muito baixinho. Muito envergonhada.
   - Não tens de quê - o seu sotaque era estrangeiro. Latino. Mas não português.
   - És mexicano? - arriscou Diana.
   - Oh, não! Sou espanhol. Para além de gostar mais de novelas do que de touradas. Já agora sou o Javier.
   - Diana.
   Diana vai-se embora em silêncio para o quarto mudar de roupa. Passados cerca de vinte minutos alguém bate à porta. Ela mandou entrar, pensando ser algum dos monitores a ver se estava bem. Afinal, era Javier com outro rapaz. Javier era moreno e de pele escura, enquanto o outro rapaz era loiro de olhos azuis, a pele muito branquinha e o nariz e as bochechas muito sardentos. Para além disso, tinham algumas semelhanças: eram altos, magros, atraentes, góticos e, sobretudo, com um ar de quem odiava o mundo.
   - Estás melhor Diana?
   - Sim, estou. Não te procupes.
   - Bem como sabes, chamo-me Javier, Javier Torres para ser mais preciso. Mas podes-me chamar Javi. Este rapaz aqui é o meu companheiro de quarto preferido, o Michael. Ele diz que não é primo da Demi Moore, mas eu não acredito.
   - Boa! - disse ela não muito convicta acerca ao que dizer.
   - Eu sou Michael Moore, por isso é que ele diz isto. Podes chamar-me Mike se quiseres.
   Fez-se silêncio e foi (surpreendentemente) Diana que quebrou o silêncio.
   - Muito prazer em conhecer-vos, aos dois, Javi e Mike. - disse atrapalhada esta parte - Calculo que também não estejam a fazer muitos amigos.
   Eles entreolharam-se.
   - Pois - diz Mike - Somos góticos, somos aquilo e somos o outro. Tivemos sorte em nos encontrarmos.
   - E agora queremos tentar ajudar-te. Podemos ser teus amigos e ajudarmos-te a não ficares sozinha e triste?
   Ela pareceu surpreendida e traumatizada ao mesmo tempo. Queria sair daquela situação, mas não via como. Infelizmente para ela, teve de responder.
   - Bem - disse atrapalhando-se nas próprias palavras - acho que podemos tentar...
   Os rapazes sorriram um para o outro e foram abraçar a comparsa.
   Passaram todos os dias restantes do Campo de Férias juntos. A relação entre eles melhorou bastante e eram quase inseparáveis. Chegou o fim do Campo e tiveram de se separar: Javi teria de voltar para Bragança, Mike para o Porto e Diana para Almada.
   Por muito que quisessem, não conseguiram evitar em trocar os contactos.
   Após o Campo de Férias, só se conseguiram reencontar quando foram paar a faculdade. Surpreendentemente, froam todos paar a mesma: a de Medicina. E, paraa grande, enorme e suprema felicidade dos três, ficaram na mesma turma. A partir daí, alugaram todos o mesmo apartamento e mais um sem número de coisas aconteceram entre aqueles três jovens.
   Javi e Mike eram os melhores amigos de Diana, mas ela não sentia que eram mais do que isso, nem se sentia atraída por nenhum dos dois. Mas o mesmo não acontecia com eles...
   - Diana - começou Javi, que era mais comunicativo e mais à vontade dos três - eu e o Mike descobrimos uma coisa e vimos que a tinhamos em comum. Queremos-to transmtir porque és a nossa melhor amiga e tudo o mais.
   Houve silêncio.
   - Bem, eu, primeiro, comecei-me a sentir atraído pelo melhor amigo do meu irmão amis velho - o Mike tinha dois irmãos: um mais velho, chamado Gabriel e um mais novo chamado Harry - que se chamava Luís. Ele mal me falava e nem queria saber de mim. Resolvi desistir dele uns dois anos depois. A partir daí não me senti atraído, nem me envolvi amorosamente. Conheci o Javi e achei-o engraçado. Mas no início, só queria a amizade e somos e sempre seremos grandes amigos. Mas, desde há uns anos atrás que me tenho sentido bastante atraído e apaixonado por ele. Sabia que ele não me julgaria nem deixaria de ser meu amigo se eu lhe dissesse que estava apaixonado por ele e sobretudo que era homossexual. Tomei coragem e falei com ele. Ao início, ele ficou um pouco assustado, mas depois explicou-se. Afinal, ele também sentia o mesmo por mim.
   Houve um grande e profundo silêncio. E depois Diana começou a rir-se. Javi e Mike começaram a entreolhar-se assustados.
   - Oh meus lindos! O que vocês estão-me a dizer é que são homossexuais e que estão apaixonados um pelo outro? - eles assentem ao mesmo tempo - Isso é tão bom! Vocês fazem um par lindo e perfeito e vão ser tão felizes juntos! Já namoram?
   - Queríamos saber a tua reação para vermos se aprovavas ou não.
   - Eu não decido coisa nenhuma a ninguém. Eu não vos quero influenciar. Mas já que vocês dizem que precisam da minha opinião para namorarem, então estão mais do que aprovados! Namorem e sejam muito, muito felizes. Merecem, a sério.
   Eles beijam-se.
   - Obrigado Diana. - diz Javier - Agora só restas tu a arranjar alguém.
   - Miúdos, não se preocupem comigo. Quando acontecer acontece.
   Esse dia não estava muito longe. Um ano depois, Javier e Michael casam-se. Diana foi. E até foi madrinha do casamento, para sua grande felicidade. O padrinho foi Gabriel, o irmão de Mike. Da sua familia, foi o único que apareceu. Os seu pais não aprovaram a sua homossexualidade e Harry acabara de ser operado e não podia sair do hospital.
   Do lado de Javier, apareceram  os seus pais e as suas irmãs, que são gémeas, Rita e Sara.
   Na Borda D'Água, Diana começou (!) conversa com Gabriel.
   - Como preferes que te chamem: Gabe ou Gaby?
   - Já me chamaram Gaby, mas prefiro Gabe, sem dúvida. Podes chamar-me Gabe, se quiseres.
   Diana estava impressionada com aquele loiro de olhos verdes e cabelos encaracolados. Ele já estivera num Safari, em África do Sul, tinha acabado o curso de Antropologia e era bastante simpático. Estiveram a falar na maioria da festa e até dançaram!
   No fim Javier e Michael vão falar com a grande amiga.
   - Então miúda, - diz Javier - estou a ver que estiveste muito entretida com certas pessoas.
   - Cujas iniciais são GM - remata Mike - De Gabriel Moore.
   - Por favor... Só o conheci hoje.
   - Pois é! Se quiseres, como estiveste muito interessada nele, e nnão vale a pena desmentir que eu sei que é verdade, enquanto nós estivermos em Lua-de-Mel, eu posso pedir-lhe para vir fazer-te companhia.
   - Não, Mikey, não. Nem penses nisso. Ele depois vai pensar que fui eu que te pedi.
   - Não vai pensar nada. Por amor de Deus, ele é meu irmão. Eu dou-lhe um sermão se ele pensar nisso. Acho que ele até gostou de ti...
   - Ui ui, qualquer dia vamos ao casamento da nossa Diana com o teu mano, Mike.
   - O meu irmão esta solteirão e tu estás uma solteirona. Isto vai dar algo...
   Na semana seguinte, os recém-casados partiram para lua-de-mel de um mês na Flórida. E Gabriel também se mudara para a casa de Sanches, Moore e Torres.
   Começaram a conhecer-se melhor e cativaram-se. Cativaram-se tanto e de tal maneira que passado algum tempo começaram a namorar. E até ficaram noivos!
   Quem diria que a jovem e reservada Diana Sanches iria arranjar tão bons amigos e até um noivo? Consequências e proenças que o futuro e o destino podem trazer às pessoas. As aparências iludem. E o tempo muda as pessoas...

domingo, 29 de julho de 2012

Twilightmania (Parte II)

   A história que mudo o mundo, sobre uma rapariga chamada Bella que se apaixona pelo vampiro Edward e que é muito amiga do lobisomem Jacob (que afinal não é lobisomem) está quase a acabar.
   Teve a Stephenie Meyer o esforço de meter o final da história todo num livro para depois repartirem o livro em dois filmes para (ganhar mais dinheiro) criar mais suspense. A segunda parte do "Amanhecer" só estreia dia 16 de Novembro (disse Taylor Lautner nos MTV Movie Awards) nos EUA, por isso só em 2013 (se ainda estivermos vivos por causa da Profecia Maia) é que o devemos ver. Cá no Alentejo, só no Verão.
   Depois de Bella acordar do seu sono encantado (depois da transformação, entenda-se), vai caçar. Descobre-se que ela tem um super auto-controlo em relação à sede. A sua filha, a Renesmee Carlie Cullen (Renesmee= Renée+Esme e Carlie=Charlie+Carlisle), docemente alcunhada de Nessie, cresce cada vez mais. Jacob foge da alcateia de Sam, seguido de Seth e Leah. Depois Jake revela-se a Charlie. Alice prevê que os Volturi e a restante comitiva vem combater os Cullen, pois julgam que eles criaram uma criança imortal. Entretanto, ela foge com Jasper. Os restantes Cullen tentam arranjar provas de que a criança não é imortal (é meio vampira, meio humana - a Bella teve-a ainda humana) e que cresce de dia para dia. No fim estão os Cullen para matar os Volturi e vice-versa mas tudo acaba por se resolver pacificamente. Se tal não acontecesse, Nessie ficaria a cargo de Jacob (que a marcou). Esse seria, sem dúvida alguma, o final mais fixe. Morriam os Cullen, os Volturi & Companhia e as testemunhas e a Renesmee e o Jacob fugiam para o Brasil. Rio de Janeiro, especificamente. Seria, mais emocionante. Mas foi escrito por uma mulher e as mulheres não costumam ter uma mentalidade deste género.
   Bem, sempre ficam a saber o que acontece (se tiverem preguiça de ler o livro ou então morrermos por causa dos Maias): a Bella tem um auto-controlo fantástico (para além de ninguém conseguir ler a sua mente),  o Jacob revela-se a Charlie, Nessie cresce a um ritmo extremamente elevado, trava-se uma batalha entre os Cullen e os Volturi nunca antes vista e resolve-se tudo pacificamente.
   Um final assim? Não estava nada há espera!
   P.S.: Afinal  meu desejo de ler a colecção antes dos filmes acabarem concretizou-se!

terça-feira, 3 de julho de 2012

O pedido

   Bem, vou fazer uma "encenação" de como gostaria que fosse o pedido de casamento do meu amado a mim.
   É só como gostaria. Não quer que seja assim (pode ser melhor... Ou pior!).
   Tínhamos acabado de jantar num restaurante italiano muito caro (não que eu quisesse gastar dinheiro, mas seria uma desculpa para me "aperaltar" toda - coisa rara na minha vida).
   De seguida iríamos ao Parque das Nações, passear junto ao rio com o luar reflectido na água (mesmo lindo, não é?), de mãos dadas e andando lenta e apaixonadamente. Numa determinada altura (e que altura!), ele puxa-me para ele, beija-me leva-me para uma sitio mais discreto e escondido. E é então que começa o seu discurso lindo, perfeito e sentido:
   - Sabes que nos conhecemos há muito tempo, que fomos excelentes amigos e a determinada altura superámos isso e fomos para a a fase seguinte - o namoro. Acho que temos uma relação forte, sólida e bem constituída.  Amo-te muito e só o amor que tenho por Deus e superior a esse amor. A minha idealização de vida era tirar o curso, que já está, começar a trabalhar, que por acaso também já está e depois casar-me e constituir família. Falta-me esse pequeno, vital e essencial ponto na minha vida. Bem, muito pequeno não é, porque é a coisa mais importante que eu considero que há na vida e tem um grande impacto na minha vida. Amo-te tanto e em tantos sentidos que já estás a mexer comigo e a fazer grande impacto na minha vida. Gostaria que terminasses esse impacto, casando comigo.-provavelmente nesta altura fazia cara de caso e de (ainda mais) débil, enquanto ele retirava a caixa do anel e ajoelhava-se. Abria a caixinha (negra e de veludo, de preferência) e saia de lá o brilho e um anel de ouro branco com um rubi esplêndido e com um tamanho considerável colocado bem lá no centro.-Aceitas casar-te comigo?
   É neta altura que faria cara de parva e tudo o mais e também começaria a chorar (que novidade!). Como este provavelmente seria o homem da minha vida, acabaria por aceitar (como é óbvio).
   Ficaria felicíssima, MAS não começaria a dizer o que é que quereria meter na igreja ou a dizer que o bolo é que deveríamos de encomendar. Porque como já referi antes, desde pequena quero-me casar, mas, não ando a preparar tudo e mais alguma coisa. Porque não vou ser a única a casar-me (o noivo não tem opiniões?)...

Homens

   Eu já sabia que mais tarde ou mais cedo teria de escrever sobre isto. E ao escrever tenho de reflectir. Dois em um.O assunto desta vez são homens. Que mais poderia ser?
   Acho que sou como todas as mulheres: tenho um homem de sonho já idealizado. O meu homem de sonho, é, sem dúvida alguma, um ruivo de olhos verdes. Mas de olhos verdes como o meu pai, ou então de um verde como certas folhas de árvore. Não daquele verde que mais se parece azul (verde-água, por assim dizer). Ah, e também tem de ser alto e espadaúdo. Se for possível islandês, britânico, finlandês, sueco, norueguês ou dinamarquês. Com o cabelo encaracolado, de preferência.
   Penso que também não ficava nada mal com um loiro de olhos azuis. Também de um desses países nórdicos, sim? E se fosse um latino? Italiano? Brasileiro? E português? Com os ombros largos, a tez não tão branca como a dos nórdicos e também não tão escura como a dos norte-africanos, e aquele ar encantador e engatatões?
   Isto seria perfeito. um homem destes- Um ruivo. Um loiro. Um latino. Seria magnifico um destes tipos de homem (só um... Por muito que queira não posso ter os três!).
   Reflecti bastante sobre um assunto e cheguei a uma conclusão. Um ruivo como o príncipe Harry, um loiro como o Chris Hemsworth, um italianos como o Riccardo Montolivo, um brasileiro como o Neymar ou um português como o Nélson Oliveira podem não ser as melhores opções. Não vou desmentir que são uns gajos dum caraças, como se costuma dizer, mas nem sempre são aquilo qu as mulheres querem (na maioria das ocasiões, se é que me faço entender).
   Bem, o que as mulheres realmente querem - e precisam - é de um homem que seja bondoso, querido, carinhoso, que não as maltrate, que as oiça e aconselhe, que as apoie e que faça de tudo para que dê tudo certo até que a morte os separe (sim, também é necessária essa parte na generalidade feminina - um homem sensível e que tenha uma certa maturidade. O referido serve para pedir as amadas em casamento , pois algumas preparam o casamento quase desde quando nascem. Não sou dessas. Um factor importante é estarem os dois preparados. E já chega, que isto não é sobre matrimónio).
   Como estava a dizer, as mulheres (estou a incluir-me) necessitam de um homem com determinadas características, nem sempre presentes nos homens mais atraentes. Calma. Não estou a dizer que os homens mais bonitos não tenham bom coração e que os homens menos bonitos tenham assim tão bom coração. Estou só a dizer que por vezes as aparências iludem, já diz o bom e velho ditado. Duas pessoas generosas: o Ricky Martin e o Cristiano Ronaldo são ambas boas pessoas. Mas o Ricky é atraente e o Cristiano não é assim tanto. Também acontece o contrário, obviamente.
   Preciso, necessito, quero; um homem, menino, jovem; que seja sobretudo sensível, querido, carinhoso, bondoso, compreensivo. E se for esteticamente perfeito como é interiormente, ainda melhor!
   Mas como diz o ditado (um outro): o amor não vê defeitos. Por isso, o meu homem será sempre mais bonito que os outros, mesmo não sendo o Leonardo DiCaprio.

quarta-feira, 20 de junho de 2012

EURO 2012 - Os Navegadores

  Sendo eu portuguesa, patriota e grande adepta da nossa Selecção Nacional, tive a necessidade de escrever este texto.
   Começou há uns dias (alguns dias) o Europeu de 2012 a realizar na Polónia e na Ucrânia. Paulo Bento escolheu vinte e três navegadores para levar na sua embarcação. Um não pode, como irei desenvolver a seguir, e por isso foi substituido.
   No passado dia 14 de maio de 2012, o nosso grande míster Paulo Bento fez as suas convocações para rumar para os lados mais a norte da Europa. Na baliza ficaram três possibilidades: Rui Patrício (Sporting), Eduardo (Benfica) e Beto (Cluj). Para a ala defensiva temos comité de luxo: João Pereira (Sporting), Pepe (Real Madrid), Rolando (FC Porto), Bruno Alves (Zenit S. Petersburgo), Ricardo Costa (Valencia), Fábio Coentrão (Real Madrid) e Miguel Lopes (SC Braga). Este último foi uma surpresa para os jornalistas, os portugueses, o SC Braga e... ele próprio! Miguel Lopes tinha data de casamento marcada para um dos dias de estágio! "É o dia mais feliz da minha vida", afirmou ele quando soube que foi convocado. O meio-campo vai ser composto por: Miguel Veloso (Génova), Custódio (SC Braga), João Moutinho (FC Porto), Raúl Meireles (Chelsea), Carlos Martins (Granada) e Rúben Micael. Neste sector a surpresa foi, sem dúvida, Custódio. Creio que ele já tinha sido convocado, mas não tenho a certeza. Enfim, não deixou de ser uma grande surpresa. Carlos Mertins  foi convocado, mas saiu dando lugar a Hugo Viana. O porquê da sua saída não sei. Mas calculo que seja por causa do pequeno Gustavo, que ia receber a medula a uns dias da convocatória. Não falemos de coisas más, porque vendo bem estamos nos quartos-de-final, e vamos jogatr contra a República Checa. E só agora é que estou a escrever isto, que vergonha! Bem, ao ataque vão estar: Nani (Manchester United), Quaresma (Besiktas), o famoso Cristiano Ronaldo (Real Madrid), Varela (FC Porto), Postiga (Saragoça), Hugo Almeida (Besiktas) e Nélson Oliveira (Benfica). Talvez o Nelsón tenha sido uma surpresa, mas lá no fundo eu sabia que ele iria ser convocado, pois o primeiro jogo que disputou foi o particular contra a Polónia, a dois particulares, se não me engano, da convocatória.
   Para dizer a verdade até acho que este grupo é muito bom, e esperemos que passemos os quartos-de-final, as meias-finais e a final (ou seja: que ganhemos a prova)
   Resta-me apenas desejar sorte para os próximos jogos e que Deus esteja com os convocados, o míster, os adjuntos e o resto da equipa técnica!
   Carrega Portugal!

quinta-feira, 14 de junho de 2012

O porquê das coisas

   Certo dia o amor pergunta à amizade:
   - Para que é que tu serves?
   A amizade responde:
   - Para limpar as lágrimas que tu fazes derramar.
   Um alcoólico pergunta a um psiquiatra:
   - Para que serves tu?
   O psiquiatra responde-lhe:
   - Para tentar saber o que tens e poder ajudar-te.
   Um jornalista pergunta ao futebolista:
   - Porque jogas tu? Para que serves tu?
   Este responde:
   - Porque o futebol é o meu desporto preferido, dá-me prazer jogá-lo e é das raras coisas em que me sinto à vontade. E jogo para tentar fazer as pessoas felizes, para as fazer relaxarem, emocionarem-se, unirem-se.
   A criança pergunta ao médico:
   - Para que serves?
   Este último responde:
   - Para curar as pessoas das doenças.
   Uma rapariga adolescente pergunta à maquilhagem:
   - Para que tu existes?
   A maquilhagem limita-se a dizer:
   - Para te fazer mais bonita. Para te fazer sentir bem. Para aumentar a tua auto-estima. Para te fazer encontrar um homem. Para tudo.
   Pergunto a Deus:
   - Para que sirvo eu?
   Ele não responde. Fica no mais profundo silêncio.
   O que significa o silêncio? Terá a pergunta resposta a ser ouvida? Não sei. É  só esperar para ver.

quarta-feira, 13 de junho de 2012

Amar...

Sempre estiveste ao meu lado para me apoiar.
Sempre me deste o teu ombro para chorar.
Sempre me deste empatia suficiente par em ti confiar.
Sempre me dese de tudo para em ti poder amar.

AMO-TE.
É verdade.
Mas que posso eu fazer?
Há tanto que faria para te ter...

Amar não é pecado.
Pelo menso acho que não.
De qualquer das maneiras de mim já tens tudo.
Tudo até o meu coração.

Diz-me,
Diz-me qual é?
A razão para eu te amar
E porque não to consigo contar?

Há tanto que te conheço.
Ha tanto que te tenho no meu coração.
Será isto tudo real,
Ou será apenas imaginação?

Verdade seja dita:
A verdade um dia hei-de te contar.
Mas não sei quando.

Uma certeza podes ter:
Amar,
Não hei-de deixar de o fazer.

Se isto tiveres a ler,
Peço-te para compreender,
o que vai no meu coração.

Amo-te,
por tudo e por nada.
Mas não sou fada,
Para te encantar.

Fizeste-me amar-te,
Porquê?
Não sei!

Mas contigo um dia falarei,
Sobre isto que acabei de escrever.
Algo lindo de se ler,
Interessante de se obter.

Gostos

O MEU AMADO: - De que gostas tu? De loiros? Ruivos? Gostarias que eu tivesse os olhos verdes? Ou azuis? Preferias que eu fosse rico? Milionário? Querias que eu fosse jogador de futebol? Se eu te levasse a ver todos os jogos de futebol do mundo, tu amavas-me de verdade? Querias que eu vestisse roupas de marca? Calvin Klein? Gucci? Talvez Dolce & Gabbana? Que eu cantasse bem... Querias, não querias? Que fosse um realizador famoso? Ator? Talvez escritor? Que queres tu? Que tipo de homem queres que eu seja? Eu moldo-me para ti, só para ti.
EU: - Não preciso que te moldes para mim. Para além de não seres super-herói para e poderes transformar naquilo que eu queira, não me parece que o mereça. Não o faças. Não te moldes para mim. Eu já gosto de ti. Eu já te amo. Eu amo-te mais que tudo. Eu quero-te assim. És perfeito. Assim. Pelo menos para mim. Se achares que eu não te mereço tal como és, só te peço algo: não me magoes.
O MEU AMADO: (abraçando-me) - Eu fico aqui. Eu amo-te. Eu ficarei aqui sempre para ti. Eu serei eu próprio para ti. Só para ti.

segunda-feira, 11 de junho de 2012

Realidades

   Certo dia, em certo sitio, com certas pessoas, fui a um bar. Estava com um número consideravel de pessoas, mas não estava cheio.
   Por volta das onze e meia da noite, entra um casal. Uma rapariga com uns dezasseis anos, cabelo negro, liso e grosso, uns olhos castanhos e uma tez bronzeada. Vinha de mão dada com um rapaz visivelmente mais velho, com uns dezanove, vinte anos. Era alto, corpulento (musculado por assim dizer), tinha cara de playboy, olhos azuis e uma cabelo com uma corte à militar.
   Estiveram juntos cerca de cinco minutos, quando o rapaz se vira para a suposta namorada:
   - Carolina, vou ali ter com a minha mata do futebol. Vai-te divertindo e não esperes por mim.
   - Está bem, Hélder. Fica bem.
   A rapariga, chamada Carolina por sinal, ficou sozinha, a vaguear pelo bar onde tocava rock, na sua essência AC/DC e Nirvana. Foi buscar uma ou outra cerveja, nada mais do que isso. Já o provável namorado, bebia e bebia, tal como os companheiros. Um shot, um whisky, uma vodka, por aí.
   Como Carolina tinha passado grande parte do seu tempo no balcão, começou a simpatizar com o Fernando, um dos empregados de bar e um grande compadre meu. Também reparei que ele começava a gostar dela. Começaram-se a dar tão bem que até já entrlançavam os dedos e começavam-se a rir das piadas um do outro.
   Hélder começa a reparar nessa intimidade entre os dois e começa a aproximar-se.
   - Oh, empregadinho das bebidas, não queres voltar ao trabalho em vez de estares com as miúdas dos outros?
   - O meu turno já acabou, e mesmo que não tivesse acabado poderia estar aqui a falar a vontade com ela.
   Hélder cerra o punho e agride Fernando. Este reage dando-lhe um pontapé na zona genital. Rapidamente Hélder se vai embora, levando a namorada. Ela desprende-se e vai para os braços de Fernando.
   Conclusão: Hélder só namorava com Carolina para se exibir. Carolina foi quase obrigada a namorar com ele e sentia-se infeliz com isso. Quando conhece Fernando percebe que ele é sensível, a compreende, protege , e, sobretudo, gosta dela.

sábado, 2 de junho de 2012

Amores

Por um rapaz,
De amores 'tou a morrer.
Espero que um dia,
Seja por ele que vou ao altar correr.

Lindo, lindo,
Querido e amoroso,
Mas quero dizer-lhe que:
Seja bem-vindo ao meu coração pegajoso.

Mas como poderei eu saber,
Se ele realmente me ama?
Poderei eu querer

Algo que não me está destinado?
Será isso pecado?
Espero que o mundo esteja do meu agrado!

segunda-feira, 28 de maio de 2012

VERME (creep)

   Sou um verme, um bicho, um desconhecido. Todos me odeiam. Todos me desprezam. Todos me julgam sem realmente me conhecerem.
   Posso ser lindo, uma pessoa formidável. Mas como todos me dizem que sou feio, horroroso, uma pessoa má, que sou estúpido, ignorante, traidor. Posso ser lindo, de cara angelical, cabelos loiros loiros e azuis. Mas todos me dizem que sou um qualquer, mal vestido, porco, despreocupado. Posso até ser alto, bem constituído, sentir-me bem com o meu próprio corpo. Mas todos dizem que sou gordo, balofo, uma baleia assassina ou um  texugo.
   Conheci-te, achei-te fantástica, linda, perfeita. Eras-me especial. Tão, tão especial. Mas rapidamente me mandaste para fora da tua vida. É que o problema não era só tu que me eras especial. Eu contigo sentia-me especial. Tu fazias-me especial.
   Sou qualquer um. Um verme andante. Um cabrão amante. Um mero insignificante.
   Porque fiquei eu com este fim? Porque é que fui eu o azarado? Porque não sou eu o amado? Porque sou eu o gozado, o desprezado? Mas que raio estou eu neste mundo a fazer?
   Deus, por favor, responde.

sexta-feira, 25 de maio de 2012

RAPAZ, EU PRECISO DE TI (boy, i need you)

Rapaz, eu preciso de ti.
Duma maneira que não consegues imaginar.
Numa meta impossível de alcançar.

Foste querido, simpático,
Como nunca ninguém foi para mim.
Nem aqui, na Terra,
Nem em nenhum outro sitio galáctico.

Contigo já sonhei.
Em ti já pensei.
A ti já rezei.
Por ti, já pequei.

Reparei que tínhamos muita coisa em comum.
Por isso, descobri muitas coisas que não sabia sobre mim.
Devo a ti a grande descoberta,
E para ti estarei sempre aberta.

São estas e outras razões
Pelas quais me fizeste feliz.
Se um coração tem um  petiz,
Um homem tem dois corações.

Com isto quero dizer,
Que realmente te amo.
Contigo já estava destinada nascer
E sem ti hei-de morrer.

Tudo isto porque:
me trocaste por outra.
Não me fales, não quero saber mais.
Isto para mim já são riscos fatais!

segunda-feira, 21 de maio de 2012

Olhos Verdes

Não sei como, nem porquê,
Mas apaixonei-me pelos teus olhos.
E esses teus olhos,
Deixam-me com os nervos à mercê.

São verdes,
Cor de esmeralda.
Espero que sejam esses olhos
Com quem vou partilhar a minha grinalda.

Verdes, lindos, perfeitos.
Mesmo feitos p'ra mim.
Mas meus não serão. É assim!

Dono de esses olhos não irei relevar,
Pois essa é a pessoa que irei sempre amar.
E os seu caracóis cor de fogo me irão sempre odiar.

sábado, 12 de maio de 2012

Força

Podes ter o melhor de mim.
Podes me ter tido na noite passada.
Mas para dizer a verdade, quero o fim,
Já estou a ficar cansada.

Se coisa por ti não fui, foi amada,
E já estou farta de ser negada.
Não sei o que psicologicamente te faz forte,
Mas entre nós os dois já só existe morte.

Que estás bem forte, estás,
Provavelmente possuído por Satanás.
Continuas um mentiroso,

E sobretudo um orgulhoso.
Odiei acima de tudo ser "encornada"
Do que realmente amada.

Livros...

Um livro andava eu a escolher
E uma voz veio ao ouvido me dizer,
Que havia um livro bom de se ler
E que eu o devia escolher.

Para o lado olhei,
E numa bonita cara reparei.
Uma alma generosa
Numa cara formosa.

Feições lindas de morrer,
Rastas maravilhosas de se mexer.
Olhos verdes que fazem o corpo arder.

Sorri. Ele também.
Acabei por o livro levar.
E o rapaz não voltei a encontrar.

Acabou

Perdida num bosque ando eu,
À tua procura,
No frio da vida...
O céu com uma nuvem como eu.

Pouco tempo depois,
Encontro uma casa à beira-mar.
Uma rapariga muito bonita,
A apanhar uma flor, 
Uma rosa!
Algo que me provocou muita dor.

Encostado a uma árvore 
Simplesmente estás tu.
A olhar para ela.
E o meu pequeno e medíocre coração
Entra numa imensa solidão.

Uma única palavra dela,
Capta-te toda a atenção...
Quando te cantei com todo o amor a minha canção,
Recebi um duro não.

A minha vida é como um barco,
Que se está prestes a afundar.
Agora até uma simples brisa de vento
Me faz cair ao mar.

Nem um adeus, um obrigado,
Por tudo o que te fiz.
Uma simples brisa na lua,
Far-me-ia mais feliz!

Ciúme, raiva,
Para quê isso sentir?
Aquela foi a fêmea
Que mais te fez sorrir!

Para além do mais,
Se o sentir,
Mais amargura me há-de cobrir.

Cabelo de carvão,
Olhos cor-do-mar,
Tudo isto para conquistar o teu coração.
Mas o meu amor por ti faz de tudo
Para feliz poderes ficar!

quinta-feira, 10 de maio de 2012

SEMPRE TUA (always yours)

   Uma vez, em pleno verão, fiquei deprimida, por razões que não irei revelar. Peguei na mala, nos phones e no MP3 e meti-me a caminho do jardim publico.
   Sentei-me num banco, a chorar. Meti The Pretender dos Foo Fighters a tocar. Cinco minutos depois, já eu a ouvir When I Fall In Love do Angélico Vieira, passa um grupo de rapazes, daqueles mesmo bonitos. Um deles, de olhos azuis e cabelo louro, olha para mim, e, rapidamente revira o olhar, começando-se a rir. Aí mudo o tema musical para Jar Of Hearts de Christina Perri, que tinha mais a ver com a situação e com o meu estado de espírito da altura.
   Cerca de dez minutos depois,  minha banda sonora estava em Airplanes de B.O.B e Hailey Williams. E é aí que passa um rapaz sozinho, com os seus caracóis negros e os seus olhos verdes, distantes, sós. É ao que se chama um verdadeiro 'FOREVER ALONE'. Como eu. Repara na minha miserável existência e aproxima-se de mim. Tira-me um phone do ouvido e coloca no seu correspondente. Fica comigo a ouvir o resto da música e ainda 21 Guns dos míticos Green Day. Quando começa She's No You, de Jesse McCartney, pergunta-me:
   - Estás bem? Precisas de ajuda par alguma coisa?
   - Está tudo bem, não te preocupes. Eu irei recuperar sozinha e perdida como sempre.
   Levantou-se e sorriu-me. Tentei fazer o mesmo, mas creio que não consegui. Ele seguiu seu caminho. E eu continuei deprimida, com o It's My Life, dos Bon Jovi.
   Nunca mais vi o loiro de olhos azuis nem o rapaz dos caracóis com os olhos cor-de-esmeralda.

Poeta, empresta-me um verso!

O cigarro é o Inferno.
Desamarra os laços inúteis.
Agora é o que vês...
Tenho tão pouco, quase nada para dar:
Por muito que tu insistas
No reino ingrato não encontrei ninguém.

Sentimentos ao vento

Onde há um coração amoroso,
Há um ciúme odioso.
Sinto o perfume de uma rosa cheirosa,
Nesta minha solidão dolorosa,
Numa lua sonhadora,
Com o mar azulado
E, sobretudo, com o céu estrelado!

quinta-feira, 19 de abril de 2012

Adolescência

É dura, a adolescência.
Quando cresce a efervescência,
Na mente humana
Tudo pode acontecer.

O auto-descobrimento,
É o maior caminho...
Mas após um difícil momento,
Há sempre o amor e o carinho.

Amores, aventuras e experiências,
Faz tudo parte da vida
Que nem sempre é nossa amiga.

Rancor, amargura e desespero,
Fazem-nos ficar de diferente maneira...
Mas, aconteça o que acontecer, hei-de estar sempre à tua beira!

John of Gaunt

Inglês, forte, poderoso,
Homem de grande poder
desposou Blanche of Lancaster
E viu apenas três crianças nascer.

Morreu a duquesa,
E o príncipe manteve a firmeza,
Castela ajudou
E com a sua suposta rainha casou.

No meio de isto tudo,
Para um amor ainda ficou:
Katherine Roet Swinford, que quatro vezes engravidou.

Este homem tudo ambicionou,
Mas com nada ficou.
Felizmente, o que os três primogénitos conseguiram, deixariam-no mudo.

Eusébio da Silva Ferreira - Exposição

Para os músicos, o desejo é ganhar os Grammy. Para os actores, o desejo é ganhar os Óscares. Para os jogadores de futebol, o desejo é jogar num clube com boa reputação. Para mim, e, provavelmente para muitos adeptos futebolísticos (não necessariamente, mas essencialmente), o desejo é ir a um jogo de futebol especial (como um derby, um clássico ou um jogo da sua equipa com uma equipa internacional conhecida) ou conhecer um futebolista. A segunda hipótese é mais adequada para o meu caso. Não vou dizer nomes, porque também a lista é extensa. Também não vou pronunciar selecções ou clubes porque como a lista de jogadores é extensa, os clubes e as selecções serão também muitos e variados. Neste momento, vou concentrar-me única exclusivamente num jogador de futebol, porque me encanta e fascina muito mais que os outros, eu acho que tem mais amor ao jogar do que a maioria. Veio cá para Portugal com apenas 19 anos. Começou no Sport Lisboa e Benfica (SLB). O trabalho pelo clube nunca terminou. Como o seu trabalho foi visível, o seleccionador nacional português chamou-o à selecção. Botas de Ouro, a Bola de Ouro, maior goleador da I Liga em varias épocas e outros campeonatos, condecorações e honras pela FIFA, pela UEFA, pela FPF, pelo SLB, e não só. Actualmente, já não joga mas é muito privilegiado. É considerado por muitos o melhor do mundo na sua especialidade, titulo já atribuído a Diego Maradona, jogador argentino, com muitos louros. Já que Diego Maradona é o rei do futebol mundial, escusado será dizer que Eusébio Ferreira é o rei do futebol nacional. Aqui esta uma pequena biografia sobre o Eusébio. Sabe-se assim o essencial sobre ele. Mesmo que se queira saber mais sobre ele, nunca se fica satisfeito. Quer-se conhece-lo ainda mais ou quer-se começar a conhecê-lo. Foi o que aconteceu comigo. Quis começar a saber mais do que aquilo que sabia. Para isso era necessário conhece-lo, pois não conseguiríamos tirar as  nossas duvidas ou curiosidades que quereríamos. Não tive essa oportunidade mas se tivesse nem sequer pensaria duas vezes. Vi na televisão que havia uma exposição sobre o nosso Eusébio. Insisti tanto com o meu pai para ir ao Estádio da Luz (ou seja, o estádio do SLBenfica) para ir ver a dita exposição. Está lá tudo o que ele ganhou! Fiquei extremamente feliz por ver aquilo. Foi chegar e espantar…

quarta-feira, 28 de março de 2012

A melhor experiência da minha vida

   Ontem, dia 27 de Março de 2012, foi um dia único. Foi o dia do Benfica-Chelsea. Eu não estava à espera, mas o mau pai levou-me a ver esse jogo. Fiquei bastante surpreendida, e agradeci-lhe profundamente. Creio que ele não entendeu isso, mas nem sempre se consegue transmitir aquilo que se quer.
   Eu considerei uma experiência única e incrível. Para começar, foi a segunda vez na minha vida que entrei na Luz, a primeira para ver um jogo (a outra foi para ver a exposição do nosso grande Eusébio). Foi ESPECTACULAR! Ver os meus lindos jogadores a treinar, a linda Águia Vitória a voar, os adeptos a delirar, os jogadores a delirar.
   Uma coisa que me espantou foi  facto de estarem a assobiar (pela negativa) aos jogadores portugueses na equipa adversária, estou eu a falar de José Bosingwa, Raul Meireles e Paulo Ferreira. O mais assobiado foi Meireles, o porquê não sei. No próximo jogo da Selecção Nacional, está tudo aos beijos e abraços ao homem. Eles não foram os únicos assobiados. Didier Drogba, o avançado dos "Blues" e Petr Cech, o guardião checo da equipa inglesa. Já Ramirez e David Luiz foram muito aplaudidos, principalmente este último. Todos odiaram-nos durante os noventa minutos de jogo, mas no fim receberam uma enorme ovação. Porque eles fizeram-nos muito, muito felizes, enquanto cá estiveram, e isto demonstrou que não nos esquecemos deles (como se isso fosse possível!) e que ainda fazem parte da família (bem, mais ou menos).
   Já na equipa da casa, o jogador mais assobiado foi Emerson. O mais aplaudido, se é que houve algum, foi o Matic. Ou o Cardozo. Ou o Rodrigo. Maxi? Não sei. Mas na minha opinião, foram os que tiveram melhor. O Nicolas Gaitán e o Pablo Aimar também estiveram muito bem. Quer dizer... Jogaram todos uma brilhante partida.
   Foi, sem dúvida a melhor noite da minha vida! Uma experiência única! Até porque vi pessoas que nunca tinha visto na minha vida e que provavelmente nunca mais vou ver na minha vida. Estou a falar tanto de jogadores (os do Chelsea, então...) como de adeptos benfiquistas, como eu. Até haviam uns bem giros! Mas isso não interessa, não é?

quinta-feira, 15 de março de 2012

NASCEMOS P'RA MORRER (we were born to die)

   Assisti milhares e milhares de vezes raparigas a sofrerem por causa de rapazes e estes nem se darem conta. Isto tudo na televisão (séries, filmes, videoclips e até desenhos animados!) e na realidade, infelizmente, por parte das minhas amigas. Pensei, sinceramente, que isto não me afectaria. Até que apaixonei-me realmente por um rapaz. Contei-lhe o que sentia, ele disse que não iria ter nada comigo para além da amizade pois iria magoar-me. Passaram pelo menos quatro meses desde então. Não sou muito de datas, daí não ser muito precisa.
   Portanto, passaram-se pelo menos quatro meses. E cá estou eu a sofrer. SOFRER. Sublinho esta última palavra as vezes que forem necessárias. Ou seja eu estou a: SOFRER, SOFRER, SOFRER!!! Será que ninguém compreende isso? Estou apaixonada à mais de quatro meses, por um rapaz que não queria, não quer nem vai querer nada comigo, mas ao menos foi sincero  e disse indirectamente que não queria nada comigo e, para meu bem, não me queria magoar/ver sofrer. Mas, mesmo assim, eu sofro. Eu tento fazer tudo para que isto vá adiante. Ele não faz nada. E sou apenas MAIS uma, sublinho, MAIS UMA na sua vida.
   Nós, nascemos p'ra morrer. O nosso espírito costuma morrer muito antes do nosso corpo. Mas as raparigas são as que vêem o seu espírito morrer primeiro. Porque são sempre elas que sofrem. Se não é sempre, peço desculpa, mas é a maioria das vezes...

segunda-feira, 12 de março de 2012

Não vás...

   O que me vai acontecer se eu te perder? Quem é que se vai preocupar comigo? Quem vai ser o meu ombro amigo? A quem vou chorar?
   Se eu te perder, morro de espírito, fico perdida, sem saber, mais uma vez quem sou. Sim, mais uma vez. Porque tu me ajudavas a compreender o mundo, a minha vida, a minha razão de ser.
   Ninguém se vai preocupar comigo. Ninguém vai ser o meu ombro amigo a quem eu vou chorar. Porque sinto que não tenho amigos nem ninguém em quem eu possa confiar. E porque TU eras a única pessoa em quem eu cofiava e podia desabafar.
   O que me vai acontecer se eu um dia te perder? Não só morro de espírito, como fico desligada socialmente e tento desaparecer também exteriormente.
   Por isso, não saias da minha vida. Tu és tudo o que tenho e és a minha razão de viver.
   Amo-te. É o que interessa!

Miséria da minha história de amor

Quando disse que te amava
Disseste para esperar.
E ainda cá estou eu
À espera de te poder amar.

Quando olhas para mim,
Sinto um grande frenesim.
Quando falo contigo
Pergunto-me se já estarás meu amigo.

A telepatia
Era um dom que por vezes queria
Dar-me-ia muito jeito
Para saber o teu pensamento.

Chorar, alucinar, pensar e sonhar:
Tudo isto faço eu por ti.
Mas terás tu a noção
Do que está no meu coração?

Custou-me a falar contigo;
Agora estou sempre a sorrir-te.
A pergunta é:
Será ou terá isto fé?

O que te faz especial?
De certeza que não é nada de mal...

Basta juntar-se
Alma com alma,
Coração com coração,
Para poder dar a melhor poção!

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Amo-te


Quando te vejo passar
O meu coração bate a milhões por segundo
Quando vejo o teu olhar
Nem consigo respirar fundo.

Quanto tempo terei para amar?
Quanto tempo terei para aproveitar?

Entaste para a minha vida subitamente
Acordei para a vida surrealmente.
Descobri agora
O que sempre quis outrora.

Há um sentimento em mim
Que nunca senti.
Se não me aproximar de ti
Sei que tudo perdi.

Faz-me crer que existo,
Faz-me crer que sou especial,
E só quero que saibas
Estou aqui para o bem e para o mal.

Sem sangue não sobrevivo,
Pois sem ti também não.
És a chama que arde em mim
Não a deixes apagar não.
Já de tudo por ti fiz,
Desde chorar e sonhar,
Deixa-me pelo menos uma vez
Conseguir acreditar.

Se há coisa que não posso negar
É que estás no meu coração.
Sentirás o mesmo que eu,
Ou irá tudo em vão?

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

TWILIGHTMANIA

Não posso deixar de escrever/refletir sobre o que me está a viciar. A verdade é que a saga de livros Luz e Escuridão, de Stephenie Meyer, está a dar comigo em doida!!!!!!!!!! Só vi os dois primeiros - sim, só - filmes da saga, e não me despertaram muito a atenção. Gostei deles, mas... Foi no cinema devia estar meio a dormir... Enfim!
No verão, li Crepúsculo. À cerca de um mês li Lua Nova. Agora estou a ler Eclipse (cujo filme ainda não vi). Devo dizer que estou impressionada. Amei (e estou a amar) os livros todos! Gostaria de ver os filmes todos, uns pela primeira vez, outros novamente. Também gostaria imenso de ler o Amanhecer antes de sair o tão esperado Breaking Down part 2. Enfim, não se pode ter tudo... Mas também pode ser que tenha sorte!!! Esperemos...
Os filmes (cujos gosto bastante dos atores, e, quando leio imagino as personagens como as dos filmes) são protagonizados por Kristen Stewart (Bella), Robert Pattinson (Edward) e Taylor Lautner (Jacob). Isto já sabiam.
O que conta é que esta coleção é viciante e muito gira! É perfeita... Se um dia for escritora (façam figas para que sim) quero ter uma coleção como a da Stephenie: que seja adaptada ao cinema e que a maioria das pessoas a conheça.
Mas não se pode ter tudo. Pode ser que isso aconteça. Ou pode ser que não.

sábado, 4 de fevereiro de 2012

Quem sabe???

Sou um pássaro. Ou talvez não. Quem sabe... Posso ser como um pássaro por aí a vaguear pelos campos, livre, bem para com a vida. Ou posso ser um pássaro preso numa gaiola sem grandes esperanças para com a vida. Quem sabe????? Quem me pode dar essa certeza????? Simplesmente ninguém. Sou eu, Deus e as minhas decisões que fazemos com que tipo de pássaro é que eu possa ser. Posso até nem ser um pássaro. Posso simplesmente ser alguém que anda por este mundo. Alguém que ande por aí, sem ser conhecida nem reconhecida. Posso ser apenas mais uma. Mas quem sabe???

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Raças, crenças, religiões e nacionalidades

Benfica: o meu lindo e perfeito clube de futebol. Amo-te, amei-te e sempre te amarei. Possuis um futebol ÚNICO e ESPETACULAR!!!!!!! Não me interessa se são brasileiros, espanhóis, portugueses; judeus, sarracenos, cristãos, hindus, budistas; negros, amarelos, vermelhos, azuis, vermelhos... São meus até ao fim, jamais os irei esquecer, pois já estão gravados em mim, na minha história, no meu coração. Como eu não posso ser perfeita, vocês também não podem. Eu aceito-vos de braços abertos, com as vossas virtude e defeitos. BENFICA EU TE AMO DE TODAS AS FORMAS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

sábado, 21 de janeiro de 2012

Eu Sei


Sou louca por futebol,
O que já não é novidade.
Nunca conhecerei muitos jogadores,
Isso será sempre verdade…

Eu sei que serei sempre mais uma,
Sem grande formosura,
Mas terei de aprender,
Que só futebol não é maneira de se viver.

Bem-vinda ao mundo real,
Digo eu muitas vezes.
Resultado: nenhum,
Mais parece um 0-0,
Pois para mim um resultado
É ganhar ou perder,
Sonhar mais ou sofrer

Argentina, Espanha,
Inglaterra ou Alemanha,
Com estas equipas,
Só se resiste a manha.

Se um dia deixar o futebol,
Vou-me dedicar ao anzol.
Uma coisa vos garanto,
Isso só me acontecera quando usar manto.

Para casar,
Sob o Estádio da Luz hei-de estar.
Para morrer,
Junto ao Estádio Nacional terão de me erguer.

Benfiquista e patriota,
Quanto a isso não posso negar…
Mas se me isso tentarem roubar,
Não sei se não me irei matar!!!!

Sejam eles feios ou bonitos,
Defesas ou avançados
Que venham eles,
Pois estarem sempre a apoia-los.

Benfica ou Portugal
Alto ou baixo
Guarda-redes ou médio
Por favor não me matem de tédio!!!!!!!!!!!!!!

Biografia de Cláudio Caniggia



Nasceu em Henderson, Buenos Aires, Argentina, o jogador de futebol Cláudio Paul Caniggia, mais conhecido por Cláudio Caniggia. River Plate, um dos clubes mais conhecidos da América do Sul deixou o jogador nascido no dia 9 de Janeiro do ano de 1967. Tudo aconteceu no dia 14 de Dezembro de 1985 quando o treinador Héctor Veira o estreou num jogo contra o Unión de Santa Fé, tendo dito as seguintes palavras: «Entra e dá cabo deles». O prodígio, nessa altura com 17 anos ajuda a sua equipa a vencer por 3-0. Já com 19 anos tinha na sua lista vários triunfos como o Campeonato Argentino, a Taça Libertadores, a Taça Intercontinental e a Copa Interamericana. Deixou o River Plate, seu clube de formação e rumou durante uma única época para Hellas Verona, em Itália onde disputou 21 partidas e marcou três golos. Atlanta foi o seguinte clube de futebol que teve o privilégio de o ter a jogar, agora durante 3 épocas. Na primeira das três épocas realizou 10 golos em 31 jogos. A sua magia no futebol fez com que durante as duas restantes épocas o AS Roma quis tê-lo. E teve, durante duas épocas. Fez ao longo delas 20 jogos e 4 golos. Foram poucos, mas o “Pássaro Amarelo” como ficou conhecido, devido à sua temível velocidade e os seus longos cabelos louros, continuava a ser um avançado dos grandes momentos e dos grandes golos. Como viu que não lhe deram grandes hipóteses de jogar em Itália, rumo para Portugal, mais especificadamente para o SL Benfica onde ficou a temporada de 1994/95, sem ter ganho qualquer título ou taça, como também não ganhava desde que terá saído da Argentina (River Plate). Como já tinha saudades da sua Argentina, e da sua América do Sul achou que devia fazer umas férias à Europa e ir por 3 épocas para o Boca Júniors, outro grande clube argentino e sul-americano. Uma boa escolha, a do “El Pajaro”, pois teve o privilégio de jogar com Diego Maradona, também argentino, mas o melhor do mundo. Bateram os dois juntos o River Plate por 4-1, tendo o “filho do vento” (outra alcunha de Caniggia) marcado 3 dos 4 golos do Boca. No final da gloriosa partida, Caniggia e Maradona… beijaram-se! Infelizmente só puderam jogar uma única temporada juntos. De seguida rumou à Europa, de novo. Atlanta é de novo seu clube. Um golo, dezassete jogos, uma época. Escócia foi o país mais esperto e conseguiu um jogador potente. Primeiro Dundee (durante a época 2000-2001) e depois o Glasgow Rangers, clube da capital escocesa onde ficou 2 anos desportivos a ganhar uma Premier League Escocesa, a Taça da Escócia e a Taça da Liga. Qatar decidiu seu futuro e sua carreira. Ficou no Qatar SC durante uma época (época de 2003-04 e onde acabou a carreira) tendo conseguido 1 Prince-Cup. Resultado: nove clubes diferentes, 17 épocas inesquecíveis, 367 jogos e 100 golos!
            Um jogador como ele teve as suas merecidas recompensas. Para além das Taças e dos Campeonatos conseguidos, Caniggia conseguiu ir para a sua selecção (a Argentina)  onde conseguiu 1 Copa da América, em 1991, e, 1 Taça das Confederações, em 1992.
            Todos nós temos os nossos Prós e os nossos Contras. Ele sempre teve muitos Prós nos quais idas à selecção, nove clubes maravilhosos e colegas espectaculares. Mas então, como passou Cláudio Caniggia nos testes de Cocaína, uma droga que na altura era muito consumida pelo povo e por alguns futebolistas (nomeadamente Maradona)? Não passou. Em Março de 1993, o controlo de anti-doping deu positivo, ou seja, foi banido na prática desportiva por um ano. Perdeu a final da Taça de Itália e a participação na Copa América do México em1993. Este teste de droga foi realizado no âmbito de uma fase em Itália (país onde jogava nessa altura) em que os jogadores consumiam droga.