Muito bem. Este é um assunto muito delicado a tratar.
As crianças e os adolescentes vão à escola. Aprendem matemática, física, biologia, entre outras coisas. Receio que isso não seja o mais importante. Os professores devem ensinar os princípios de uma vida em que todos se relacionem bem.
Só são capazes de dizer: não podemos ser racistas, nem descriminar as outras pessoas. Dizem-no uma vez ou outra, os alunos ignoram-nos e a vida continua precisamente na mesma.
Dizem que há cada vez mais violência nas escolas, bullying como é vulgarmente chamado. Dão umas formações a dizer o que é e quais podem ser os seus sinais e volta-se ao mesmo.
Creio que em Portugal está-se cada vez mais a adoptar a estratégia dos Estados Unidos: os populares em cima de tudo e os cromos ou nerds, como lhes preferirem chamar, ficam no subsolo. Acho isso um pouco injusto, verdade seja dita, pois afinal somos todos humanos, sejamos mais gordos ou mais magros, mais altos ou mais baixos, mais ricos ou mais pobres, etc.
Os populares gozam com os cromos, mas pode nem ser bem assim. Também não interessa. O que é certo, é que as pessoas que são escolhidas como alvos, não se sentem muito bem, podem ficar gravemente afectados para a sua vida inteira. Alguns sentem-se tão mal, que chegam ao suicídio.
Alguns dos casos mais famosos são os de Curtis Taylor e de Jeremy Wade Delle. Vou abordar o de Jeremy, porque na minha opinião, foi o mais dramático.
Jeremy Wade Delle, foi uma vitima de bullying, violência ou que lhe queiram chamar. Chegou a um ponto em que estava desesperado e quis chegar ao fim da vida. Mas não quis fazê-lo discretamente como a maioria faz. O seu sofrimento era maior que tudo.
O seu suicídio deu-se numa aula. Com a sua professora de inglês lá dentro. E mais cerca de 30 colegas. Isto também deu a prova de como a violência pode ter consequências psíquicas, por vezes bastante graves, como esta, por exemplo.
Provavelmente a maioria das pessoas que lerem isto vão ignorar este caso, mas a verdade é que não e o único. Temos de estar alertas para o que acontece à nossa volta.
Por mim, estou pronta a acabar com isto. Se vocês também estiverem, estão a caminhar para uma melhor sociedade, com valores. Afinal não era isso que Cristo andava a dizer?
Sem comentários:
Enviar um comentário