domingo, 28 de outubro de 2012

Era do ouro desportiva: Rafael Nadal (Ténis)

   Rafael Nadal Parera, mas conhecido como Rafa, Rafa Nadal, Nadal, Touro ou até mesmo por Rafael Nadal, é um tenista espanhol, nascido em Manacor, Ilhas Baleares, a 3 de Junho de 1986. Já foi o número 1 no Raking Mundial Masculino, actualmente é o quarto classificadoe até é considerado um dos melhores jogadores de todos os tempos pela ATP (Associação de Ténis Profissional).
   É destro, mas joga como canhoto. Seus pais chamam-se Sebastián Nadal e Ana Maria Parera e seu tio é Miguel Ángel Nadal, antigo zagueiro da Selecção de Futebol espanhola, na década de 90. Tem cinquenta titulos, está noivo de Maria Francisca Perello e, em 2010, participou num video da cantora Shakira, intitulado Gypsy (Cigano, em português).
   Tem oito títulos, entre os quais uma medalha do ouro olímpica, dos Jogos Olímpicos de Pequim. Tem noventa e oito vitórias e cinquenta e nove derrotas. Tem uma percentagem de vitórias de 62,18%.
   Os grandes adversários de Nadal são Roger Federer (Suiça), Novak Djokovic (Mónaco) e Andy Murray (Inglaterra).

domingo, 14 de outubro de 2012

Era do ouro desportiva: Neymar Santos Jr. (Futebol)

   Neymar da Silva Santos Júnior, conhecido com Neymar ou Neymar Júnior, nasceu em Mogi das Cruzes a 5 de Fevereiro de 1992.
   Desde sempre que joga no Santos Futebol Clube, da cidade com o mesmo nome: Santos. Desde 2009, ano em que se tornou sénior, já marcou cento e dezassete golos em cento e noventa e sete jogos!
   Neymaradona, Menino da Vila, Magrelo ou NJR joga na Selecção brasileira. Esteve presente no Sub-17, onde participou em três partidas e fez um remate certeiro. Já nos Sub-20, fez um óptimo resultado: nove tiros em apenas sete encontros. Em sénior tem estado na Selecção, tanto na Olímpica como na não-Olímpica. Na Olímpica (aonde participou, por exemplo nos jogos dos Jogos Olímpicos de Londres, deste ano), marcou quatro golos em sete jogos. Na Selecção normal (ou não-Olímpica, não sei como lhe chame), já fez catorze tentos e vinte e quatro encontros.
   Eu sei que não é muito, mas espero que tenham ficado a saber mais sobre este craque. Qualquer dia, vamos a Espanha vê-lo jogar... Resta saber quando e onde (Barça ou Real?).